Descrição Saiba mais sobre este produto
O licopeno é o pigmento responsável pela cor vermelha que caracteriza o tomate. Este fitonutriente é um carotenóide e deve a sua importância ao facto de ser um poderoso antioxidante.
Como antioxidante, o licopeno possui capacidades para neutralizar os radicais livres que atacam as células saudáveis do organismo, ajudando assim a prevenir a ocorrência de doenças degenerativas como o cancro e doenças cardiovasculares.
Segundo o resultado de estudos, verificou-se que este fitonutriente é eficaz na prevenção do cancro da próstata, diminuindo cerca de 45% a probabilidade de sofrer desta doença entre os homens que consomem regularmente tomate ou produtos à base de tomate. De acordo com outros estudos, a ingestão de tomate pode ajudar na prevenção de outros tipos de cancro como o do pulmão e do estômago.
O Ministério da Saúde adverte: Não existem evidências científicas comprovadas de que este alimento previna, trate ou cure doenças.
"Pessoas que apresentem doenças ou alterações fisiológicas, crianças e mulheres grávidas ou amamentando (nutrizes) deverão consultar o médico antes de usar o produto".
Fonte:https://www.celeiro.pt/cuide-de-si/temas-de-saude/o-tomate-e-o-licopeno